+55 41 4141-6188 / 41 9 9874-9030 contato@laundrypet.com.br

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
O uso das plantas é bastante comum na decoração de casas e apartamentos. Porém, todo cuidado é pouco! Pois, elas podem fazer mal a cães e gatos, podendo levar até à morte.

É comum que os animais de estimação comam plantas e grama. Isso pode ocorrer quando são filhotes devido ao crescimento dos dentes. Mas quando adultos, ingerem folhas e flores em busca de novas aventuras (tédio – falta do que fazer) ou, até mesmo, para chamar atenção dos donos. Outros fatores que podem levar à esse comportamento são: fome, verminose ou desconforto estomacal. Os cães e gatos procuram plantas que estimulam o vômito, auxiliam na flatulência e no trânsito intestinal. Com isso, é interessante deixar disponível no ambiente as ervas com essas características e não tóxicas. Os felinos também podem comer grama para ajudar na eliminação da bola de pelo.

Hortelã, orégano, salsinha, manjericão, gengibre e até milho de pipoca são algumas opções que podem ser plantadas e oferecidas aos pets. Essas plantas ajudam no enriquecimento ambiental, proporcionando mais uma atividade ao animal, unindo a brincadeira de comer a um perfume agradável! Outra dica é comprar graminhas e erva do gato que são vendidas em pet shops.

Intoxicação

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
Vômito, diarreia, salivação excessiva, prostração e convulsões podem ser sinais de que o pet foi intoxicado. Caso isso ocorra, deve-se levar o animal imediatamente ao veterinário. Pois em alguns casos pode ser letal. É comum as pessoas darem leite aos intoxicados. No entanto, não tem efeito antídoto e pode piorar o quadro se acontecer aspiração de vômito e como consequência o desenvolvimento de uma pneumonia.

 

 

Plantas Tóxicas

Algumas plantas podem ser bastante nocivas, se ingeridas pelo animal. Dentre elas, destaco 27 mais comuns em residências, que estão listadas a seguir.

Bico-de-papagaio
Copo de leite
Antúrio
Coroa-de-cristo
Espada-de-são-jorge
Espirradeira
Lírio / lírio-da-paz
Bambu da sorte
Samambaia
Mamona
Violeta
Dama-da-noite
Begônia
Flor do paraíso
Tulipa
Hortência
Crisântemo
Mandioca brava (crua)
Avenca
Hibisco
Hera
Glicínia
Costela-de-adão
Dedaleira
Connabis
Beladona
Tomate verde

Plantas que podem estar presentes em ambientes com pets

Assim como existem plantas nocivas, existem aquelas que não oferecem risco ao animal, em caso de ingestão. Dentre elas, a seguir listo as 26 mais comuns em ambientes domésticos.

Camomila-vulgar
camomila-alemã
Erva doce
Erva do gato
Grama paulista
Boca de leão
Hortelã
Petúnia
Rosa
Capim-santo
Alecrim
Girassol
Valeriana
Gérbera
Amor perfeito
Milho de pipoca
Panasco
Arrhenatherum
Gengibre
Teucrium marum
Coentros
Salsa
Orégano
Manjericão
Erva-príncipe
Orquídea

Dicas

  • Colocar em vasos com fácil acesso aos pets, as espécies de plantas que não acarretam riscos de intoxicação aos animais. Podem ser: ervas aromáticas, temperos e hortaliças.
  • Nos casos de plantas tóxicas serem utilizadas na decoração, escolher opções como: terrários, plantas aéreas e jardim vertical. Isso dificultará o contato dos animais com as plantas.
Share This